Elote

Ou o upgrade mexicano para o Milho Assado

Sempre que eu e minha família viajávamos  do Goiás até Araguaína, norte do Tocantins, era obrigatório encostar o carro e comprar milho assado. A gente sabia que, quando avistássemos o caboclo no acostamento é que tínhamos entrado no estado do Tocantins. Engraçado pensar que apesar de milho assado ser um prato comum `a toda a região, era no Tocantins que ele brilhava, preso a um espeto, reluzindo ao sol picante da estrada. Era assado num tambor ou numa churrasqueira improvisada e se comia puro. E essa história toda ficou na minha infância. Ninguém assa milho em churrasco, não se lembram dele na fogueira do lual. Depois de muito tempo sem pensar sobre, fui a um encontro onde se falou especificamente de milho  e todo o sabor intenso do chamuscado com o doce do grão assado me voltou `a memória.

Fiquei saudosa e com vontade de comer o bom e velho “mí assado” da minha infância e bem no meio dessa lembrança topei com uma prato mexicano, primo rico e elaborado do meu milho. Os primeiros passos são idênticos, apenas atentando para cozinhar o milho antes de assa-lo, assim, deixando os grãos mais moles.

Em seguida, passar sobre o milho um pouco de maionese, pitadas de chile ou papicra picante se não tiver chile, queijo ralado, um nada de sal e um splash de limão.

Devo confessar que achei interessante a mistura de sabores, mas acho que ficaria realmente melhor com o mix de queijos mexicanos ( que nos EUA se chama mexicano mas é na verdade um mix de queijos insossos, como um queijo prato).

Aqui em casa, como não há espaço para um grelha `a carvão, usei essa grelha “japochinesa” para grelhar legumes e peixes, funciona realmente bem faltando apenas o defumado natural.

veggie dinner_5

Milho é sempre muito gostoso e é um alimento que tanto os carnívoros e os vegetarianos adoram, então, da próxima vez, compre algumas espigas de milho verde, leve `a grelha e seja feliz!

elote

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s