Receita Gringa: Tagliatelle com Presunto Cru e Laranjas

Quando pensamos em macarrão, pensamos em bolognesa, molho de tomate, almôndegas, vegetaizinho refogados e molho branczzzzzzzzzzzzzz opa! Me desculpem. Bem, quando pensamos em macarrão acabamos por ficar presos as receitas de sempre, por preguiça, inércia ou simplesmente por não conhecer receitas inovadoras –  descomplicadas! Mas saibam que existe todo um universo de molhos e combinações nos esperando, sim. Eu também tinha medo de ‘ousar’ na já fatigada pasta até o dia em que ousei, e foi lindo! Hoje , sou fervorosa defensora da Grande Exploração De Receitas Novas para Pastas em Geral, e trago para você uma super ‘exquisite’ mistura de Presunto Cru com Laranja da revista Bon Appetite. A doçura do presunto cru quebra o ácido da laranja e, em contra partida, como um beijo roubado a laranja dissolve o salgado acentuado do presunto, deixando essa pasta com gosto de primavera e um equilibrio exótico entre estes dois sabores. Shall we go?

Tagliatelle com Presunto Cru e Laranjas
receita por David Brown
Serve 4

350gr de Tagliatelle ou Fetuccine, de preferência frescos
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
50 a 60 gramas de presunto cru finamente fatiado e ‘rasgado’ em dois
Suco e raspas de 1 laranja
1/2 copo de creme de leite
Pimenta do reino moída na hora
Um punhado de parmesão ralado

Em uma panela larga ferva a água com um punhado de sal. Acrescente a pasta e retire um minuto antes de estar Al Dente. Quando pronta, reserve e guarde 100ml da água.

Enquanto isso, em uma frigideira não aderente derreta a manteiga em fogo médio algo. Acrescente o presunto cru e salteie até ficar levemente queimado, o que leva aprox. 3 minutos.

Acrescente a água do macarrã, o suco de laranja, metade das raspas e o creme de leite, leve a fervura. Acrescente a pasta, cozinhe, mexendo sem parar e delicadamente até que toda a pasta esteja mistura ao molho e ao dente. Mais ou menos 1 min. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o queijo, mexa levemente, divida nos pratos, acrescente o resto das raspas e sirva imediatamente!

photo by: Marcus Nilsson

Uma resposta para “Receita Gringa: Tagliatelle com Presunto Cru e Laranjas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s