O Pork é Pop : Barriga de Porco com Vinagre de Caramelo

Ou do fundo do meu coração: a coisa mais bonita de se comer

Sempre tem quem coloque o pobre do porquinho em segundo plano. Eu que sempre achei eles muito fofos e suculentos, acho isso uma injustiça. Agora que ta ficando na moda a tal da pork belly, a popular barriga do porco, talvez as coisas mudem por aqui. Oxalá!

Há anos, nutro uma certa ternura por barrigas, são sempre suculentas, cheia de gordurinhas que podem ficar entre o crocante e a manteiga, hmn…. e macias, do tipo que dá pra ficar brincando com o garfo enquanto admira antes da garfada, sabe?

Então, depois de muito pesquisar receitas e métodos, realizei meu sonho de fazer essa belezura ai. Confesso que temi, e tremi. Pois a expectativa era grande. Levei até patuá da sorte no bolso direito. Mas o resultado foi maravilhoso: pele crocante, carne macia e uma calda caramelizada de vinagre que posso associar a prazeres inimagináveis e proibidos a essa hora.

O conceito é simples, fritar e depois  assar lentamente. Primeiro, compre um pedaço descente e carnudo de barriga de porco. 1 kilo alimenta 5, semi famintos.  Lave a peça e com muito amor e carinho corte seixos do lado da pele, formando losangos. Passe sal por toda a peça , um pouco de pimenta do reino moída, e coloque numa assadeira, com um bom fio de azeite. Info importante: o lado da pele deve estar para baixo.  Coloque no forno pré aquecido a 220 graus e deixe ela lá, bonitinha, por 30 minutos.

Enquanto isso, vai curtir um spritz com seus amigos na sala.

Passados os 30 minutos, ela deve estar selada, aumente a temperatura para 190 graus e agora, deixe por 1h30. Volte para sala e coma uns petiscos, ninguém merece cozinheiro bêbado manuseando facas por ai.

Na volta, uma surpresa, ela deve estar já suculenta, bronzeada e com uma poça de gordura banhando suas tenras partes. Com cuidado, leve a assadeira para um lugar seguro ( tipo não em cima do fogão) e vire ela , de modo que a pele fique por cima agora. Queremos essa capa de gordura toda sequinha e suculenta. Volte ao forno por mais 30 minutos.

Enquanto espera os últimos minutos sagrados do porquinho, prepare o molho.

Caramelo de Vinagre

Esse caramelo de vinagre é muito bom, uma calda agridoce e intensa de sabores exóticos ( ui!).  Para tanto, coloque em uma panela 1/2 xícara de açúcar mascavo com um 1/3 de xícara de vinagre de vinho tinto, alguns anises estrelados e uma canela em pau. Mexa até que o açúcar se dissolva, leve a fervura e mexa até se tornar um xarope, aproximadamente 5 minutos. Acrescente agora suco de meia laranja, algumas fatias de sua casca e uma xícara de caldo de frango, leve novamente a fervura, baixe o fogo e reduza novamente até engrossar.

Agora é a hora de celebrar.

Retire seu mimo do forno, que vai estar com a pele sequinha e a carne macia, se desmanchando. Elimine o excesso da gordura que ficou na assadeira. Deixe a barriga descansar por 5 minutos. Corte em fatias e com muito mais amor que antes, jogue um pouco do caramelo de vinagre por cima. Voilá!

Um arroz perfumado de jasmin, leva o seu porquinho para um segundo nível de apreciação.

Não modere.

<3

Uma resposta para “O Pork é Pop : Barriga de Porco com Vinagre de Caramelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s